Distinção Internacional do projeto SEEDS

Os alunos da atual turma A do 9º ano do Agrupamento de Escolas do Sabugal têm vindo a desenvolver desde o 7º ano de escolaridade, concretamente desde abril de 2022, o projeto SEEDS – Sementes Empreendedoras para o Desenvolvimento Sustentável, cofinanciado pelo programa Erasmus+, que foi recentemente premiado a nível internacional com o prémio “Life Long Learning Award 2023” na categoria 2 – “embedding transversal competences in formal, non-formal and informal learning environments” (mais informações em https://lllplatform.eu/lllweek-2023/).

Este projeto pedagógico, assente em dimensões como a sustentabilidade ambiental, a inclusão e diversidade e a dimensão digital, foi bem acolhido pela Direção do Agrupamento e por um grupo de professores da então turma 7ºA, logo que a Keep Association — Knowledge for Peace, People and the Planet Association | Associação para a Paz, as Pessoas –, entidade proponente, o apresentou. Conta com outros parceiros, nomeadamente a SCEA (entidade espanhola) e o Agrupamento de Escolas de Góis. O apoio da Câmara Municipal do Sabugal e do Centro de Educação Ambiental Srª da Graça – RNSM tem sido uma mais-valia em diversas atividades deste projeto.

Seguindo-se uma abordagem STEAM, este projeto tem como finalidade promover o interesse e a excelência em ciência, tecnologia, engenharia, matemática e artes, e visa envolver os alunos em diversas atividades interdisciplinares que conduzam a um melhor conhecimento do património natural e cultural do concelho e valorização de espécies vegetais endógenas. Têm sido diversas as iniciativas em que os alunos, de forma entusiástica, se têm envolvido, nomeadamente: saídas de campo para identificação de espécies vegetais autóctones, plantas alimentares e medicinais da região, e recolha de sementes, orientadas por biólogas e técnicos de educação ambiental; workshops, orientados por profissionais especialistas, sobre fotografia, serviços dos ecossistemas, procedimentos para conservação de sementes, comunicação digital, exploração de ferramentas pedagógicas inovadoras sobre interações nos ecossistemas;
atividades laboratoriais inerentes à conservação de sementes e criação de um “banco de sementes” na escola. Os alunos têm criado exposições e dinamizado oficinas, com atividades práticas direcionadas para alunos do 1º ciclo, no II Dia Aberto à Cidadania, em 30 março de 2023, e para alunos do 5º ano, no âmbito do Dia Mundial da Floresta Autóctone, no passado dia 23 de novembro.

Esta distinção internacional reconhece o valor deste projeto pedagógico que tem possibilitado aos alunos a melhoria de literacias científicas, bem como o desenvolvimento de diversas aprendizagens e competências empreendedoras, digitais, culturais e outras, consideradas estruturantes na formação de cidadãos mais pró-ativos.

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