Dia Nacional da Cultura Científica
No dia 24 de novembro, assinalou-se no nosso Agrupamento, o Dia Nacional da Cultura Científica.
Esta comemoração surge em homenagem a um professor de Física e Química, Rómulo de Carvalho, que nasceu neste dia, no ano de 1906.
Foi um grande divulgador de Ciência no nosso país, tendo também sido poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.
Por todo o país ocorreram centenas de ações de divulgação de ciência e tecnologia organizadas por instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência.
Também no nosso agrupamento, procurámos promover a divulgação de ciência, através de várias iniciativas promovidas pelo Clube Ciência Viva na Escola do nosso Agrupamento.
Da parte da manhã, numa palestra dinamizada pela Mestre Ana Baía, aluna de doutoramento da UBI, ouvimos, de forma muito interessante e informal, como se pretende obter Hidrogénio a partir dos efluentes vinícolas. Agradecemos imenso a sua disponibilidade e a amabilidade com que nos transmitiu os seus conhecimentos.
Ao longo deste dia, também estiveram patentes algumas atividades nas bibliotecas da EB2 e da Escola Secundária. Jogos da Glória sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Ação Climática e Biodiversidade e Jogos “Quantos Queres” sobre variados temas.
Proporcionou-se ainda a visualização, na Biblioteca da Escola Secundária, do documentário “2077 – 10 segundos para o futuro”, muito pertinente para quem pretende decidir o seu futuro/profissão e ampliar o seu conhecimento sobre temáticas relacionadas com Inteligência Artificial e a sua evolução.
No convívio da Escola Secundária, os alunos do 11.ºA cativaram os colegas e professores a jogar um Jogo da Glória gigante sobre os ODS, que por eles foi reutilizado e melhorado. Quatro alunos do 8.ºA demonstraram o jogo Dominório e alguns truques de MatMagia, conseguindo captar a curiosidade de todos quantos se aproximavam. Um bem haja e muitos parabéns a todos os que contribuíram de forma exemplar, para a realização de todas estas atividades!