Notícia Cinco Quinas: Agrupamento de Escolas do Sabugal promoveu Dia Aberto à Cidadania

Tratou-se de um dia diferente para os alunos do Agrupamento de Escolas do Sabugal que, no passado dia 28 de maio (já após o fecho da edição do Cinco Quinas) viveram de perto a 3ª edição do Dia Aberto à Cidadania.
O conjunto de iniciativas, que decorreram na Escola e no Auditório Municipal, contou com várias actividades, tais como as artes plásticas, exposições, jogos, oficinas e “ateliers”, experiências, teatro, dança, poesia, canto e um simulacro desenvolvido pelos Bombeiros do Sabugal.
O director do Agrupamento de Escolas do Sabugal, João Vila Flor explicou que «as escolas, desde 2018, que estão obrigadas a ter um Plano de Cidadania que abranja todas as turmas, desde o pré-escolar ao ensino secundário e, nesse plano são trabalhados vários temas por anos de escolaridade. Por outro lado, o Plano de Cidadania prevê que durante o ano haja até dois dias para uma interrupção das actividades que permita que as escolas façam outro tipo de actividade mais relacionada com a comunidade e o meio envolvente e juntou-se o Plano de Cidadania a uma pausa nos calendários que é aproveitável para se poderem fazer estas actividades que, no fundo, são desenvolvidas pelos alunos ao longo do ano».
As várias iniciativas foram também abertas à comunidade e proporcionaram um dia diferente aos alunos que, ao longo do dia, tentaram explorar os seus conhecimentos nas actividades onde estavam inseridos. O professor, João Vilar Flor defendeu que «também se aprende a brincar», realçando ainda que «foram actividades também abertas à comunidade, actividades específicas de várias turmas, desde desportivas a lúdicas, matemáticas, artísticas e a protecção civil no caso do simulacro». «No fundo tentámos cruzar as actividades com o meio que nos rodeia», sublinhou.

Ver (aqui)

Tempo