AtividadesComunidadeSem categoria

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo /Dia Internacional do Livro Infantil

Dia 2 de abril, o Agrupamento de Escolas do Sabugal comemorou o Dia Mundial de Consciencialização sobre Autismo e o Dia Internacional do Livro Infantil, em colaboração com o CRTIC da Guarda. Decorria também a Semana da Leitura, a qual, entre outros objetivos, pretende incutir nas crianças e jovens hábitos de leitura. Porém, nem todos conseguem aceder à leitura através do “livro normal” devido às suas diferentes capacidades, nomeadamente algumas crianças com espetro de autismo e/ou outras dificuldades. Essas crianças são todos os dias confrontadas com esta realidade – a inexistência de livros adequados – numa sociedade que se diz de TODOS.
Nesse âmbito, o CRTIC da Guarda, em colaboração com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva e o Grupo de Educação Especial, dinamizou uma sessão de leitura inclusiva: reconto do livro “A menina do mar”, de Sophia de Melo Breyner, a qual foi adaptada pelo CRTIC em comunicação aumentativa e alternativa (CAA), com recurso a pictogramas.
O objetivo principal desta sessão de leitura inclusiva foi mostrar que TODOS podem ler livros e aceder a conteúdos de forma inclusiva, independentemente das suas limitações, sendo para isso necessário proceder à adaptação/tradução dos referidos livros de modo que todos os públicos possam ter acesso à leitura.
Esses livros, uma vez que integram diferentes formatos de leitura, denominam-se livros Multiformato, ou seja, são livros impressos, que reúnem num único exemplar, texto aumentado, braille, imagens em relevo (para crianças cegas ou com baixa visão), pictogramas, (para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza), com um código Quick Response (QR*) que remete para um site onde os livros estão disponíveis nas versões audiolivro, videolivro (Língua gestual Portuguesa) e audiodescrição das ilustrações.
Desta forma, com a divulgação da leitura acessível a Todos, pretende-se contribuir para o crescente respeito pelos direitos das pessoas com deficiência e ou incapacidade, bem como sensibilizar profissionais de educação, bibliotecários, técnicos e restante comunidade educativa para a promoção de práticas de leitura mais inclusivas, as quais promovam a inclusão e a igualdade de oportunidades no acesso à leitura, ao conhecimento e à cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tempo