Professor Bibliotecário - Portaria 192-A/2015

Procedimento Interno de Designação – Aviso de Abertura

De acordo com o artigo 16º da Portaria 192-A/2015, de 29 de junho, encontra-se aberto pelo período de 5 dias úteis, até dias 19 de julho de 2021, o Procedimento Interno de designação do Professor Bibliotecário para o período de 2021 a 2025.

Nos termos da alínea d) do n.º 4 do artigo 20.º do Decreto -Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, alterado pelos Decretos -Lei nº 224/2009, de 11 de setembro, e 137/2012, de 2 de julho, e considerando os critérios constantes do Anexo I da presente portaria, divulga-se o Procedimento Interno para Designação de 1 (um) lugar de Professor Bibliotecário neste Agrupamento de escolas.

Podem candidatar-se aqueles que, cumulativamente:

  1. a) Sejam docentes de carreira de quadro de agrupamento de escolas ou de escola não agrupada ou outros docentes de carreira nele(a) colocados;
  2. b) Possuam 4 pontos de formação académica ou contínua na área das bibliotecas escolares, de acordo com o Anexo II da presente portaria e que dela faz parte integrante;
  3. c) Possuam 50 horas de formação académica ou contínua na área das TIC ou certificação de competências digitais;
  4. d) Disponham de experiência profissional na área das bibliotecas escolares;
  5. e) Manifestem interesse em desempenhar as funções de professor bibliotecário.

Para o desempenho das funções de professor bibliotecário é designado o docente que, reunindo os requisitos previstos no número anterior, possua a pontuação mais elevada, de acordo com a fórmula prevista no n.º 2 do artigo 11.º

A designação ou recondução do professor bibliotecário deve ser devidamente fundamentada.

Podem ser opositores ao concurso os docentes de carreira, do Ministério da Educação e Ciência (MEC) e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores (RA), que disponham de formação em qualquer das áreas previstas no Anexo II da presente portaria.

A candidatura é apresentada nos termos e prazos estipulados por cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada.

Os candidatos remetem ao agrupamento de escolas ou escola não agrupada, no decorrer do prazo da candidatura, os documentos comprovativos dos elementos da candidatura.

Após a análise das candidaturas e respetiva documentação, o júri elabora e publicita na página eletrónica do seu agrupamento de escolas ou escola não agrupada a lista final dos candidatos ordenada por ordem decrescente da classificação obtida em resultado da aplicação da fórmula prevista nos números seguintes.

Com vista à seleção dos candidatos a designar para as funções de professor bibliotecário, é ponderada a seguinte fórmula:

A + B + C = total de pontos

Para cálculo da fórmula enunciada no número anterior, considera-se:

A: o número de pontos obtidos nos termos previstos no Anexo II da presente portaria;

B: 3 pontos por cada ano letivo de desempenho no cargo de professor bibliotecário ou coordenador de biblioteca escolar, integrada ou não na RBE, elemento das equipas que nas direções de serviços regionais de educação desenvolvem funções de apoio às bibliotecas escolares, coordenador interconcelhio da RBE ou membro do Gabinete Coordenador da RBE;

C: 1 ponto por cada ano letivo de exercício de funções em equipa(s) de coordenação de bibliotecas escolares dos agrupamentos de escolas ou das escolas não agrupadas.

A atribuição das pontuações previstas no número anterior é efetuada de acordo com a análise dos documentos entregues pelos docentes no decorrer do prazo de candidatura.5 — Após a aplicação da fórmula, se se verificar a existência de docentes com a mesma pontuação, tem preferência o candidato que obteve maior pontuação, de forma sucessiva, nos pontos A, B ou C.

Os docentes com a pontuação total mais elevada, resultante da aplicação da fórmula prevista, são designados pelo diretor do agrupamento de escolas ou da escola não agrupada para o exercício de funções de professor bibliotecário, tendo em consideração os limites previstos no Anexo I da presente portaria.

Da lista final de classificação, cabe recurso hierárquico, sem efeito suspensivo, a interpor no prazo de cinco dias úteis a contar do dia seguinte à divulgação da lista, para o Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

O agrupamento de escolas ou a escola não agrupada deverá comunicar à DGAE o nome dos docentes que, em resultado do procedimento de seleção, exercerão as funções de professor bibliotecário, em sede de aplicação própria e a disponibilizar para o efeito.

As candidaturas para este procedimento dever ser enviadas até ao dia 19 de julho para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou enviadas por correio para o Agrupamento de Escolas do Sabugal, Rua Joaquim Manuel Correia 6320-002 SABUGAL, com a indicação de “Procedimento Interno de Designação de Professor Bibliotecário” e o preenchimento da minuta de declaração de interesse anexo ou disponível em https://www.rbe.mec.pt/np4/60.html.

O Júri deste Procedimento Interno é composto pelos seguintes docentes:

- Professora Maria do Céu Chapeira Sanches, subdiretora

- Professor José Proença Gonçalves, adjunto

- Professor Vítor Manuel Rodrigues Pires, adjunto

 

 Sabugal, 12 de julho de 2021

O Diretor

João Vila Flor

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Data de realização da componente oral das Línguas Estrangeiras dos Exames Nacionais.

Inglês - Data da oral - 14/07/2021 às 09h30min

Francês - Data da oral - 14/07/2021 às 12h00min

Os alunos inscritos têm de comparecer 30 minutos antes da hora marcada.

 

Decorreu no dia 14 de maio um Simulacro de Incêndio na sede do Agrupamento de Escolas do Sabugal. 

O evento, organizado pela turma PIEF 9º ano e com participação direta dos alunos, realizou-se no Bloco de Aulas, envolvendo o 3º Ciclo e Secundário (incluindo profissional).

Tratou-se de uma iniciativa importante para a comunidade escolar e para os Bombeiros Voluntários do Sabugal. Sendo uma prática realizada com alguma regularidade, acabou por ser interrompida com a pandemia Covid-19. Para os Bombeiros Voluntários foi um exercício necessário à sua formação, até porque foi o primeiro deste ano.

Para a Comunidade Escolar foi mais um passo no sentido de retomar, com os necessários cuidados, a normalidade possível. Em especial numa matéria tão decisiva como a segurança. Fica, portanto, o nosso bem-haja aos Bombeiros Voluntários do Sabugal e a todos os envolvidos da nossa Comunidade. 

O Agrupamento de Escolas do Sabugal participou no concurso Supramunicipal de ideias de Negócio The Future is You, promovido pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, no ano letivo 2020/2021.

A Lei n.º 31-A/2021, de 25 de maio, veio proceder à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 10- B/2021, de 4 de fevereiro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 22-D/2021, de 22 de março, permitindo aos alunos realizarem exames finais nacionais para melhoria de classificação final da disciplina, apenas para efeitos de acesso ao ensino superior.

O prazo extraordinário de inscrição decorre de 27 até 31 de maio, nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 3.º da Lei n.º 31-A/2021, de 25 de maio.

Em Anexo encontra a comunicação nº1/JNE/2021.

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