No passado dia 3 de março, tivemos connosco a autora Lúcia Morgado, para fazer a apresentação do seu livro “Uma Mão-Cheia de Histórias”, escrito em coautoria com a professora Rita Almeida.

 

Lúcia Morgado é natural do concelho de Aguiar da Beira, mas reside em Viseu. É professora há 26 anos, tendo lecionado no Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos. Presentemente é Professora Bibliotecária e professora de Inglês no Agrupamento de Escolas Zona Urbana de Viseu, na escola João de Barros. Desde sempre gostou de ler e escrever. Deve o gosto e o hábito da leitura às carrinhas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, que na sua infância iam uma vez por mês à sua aldeia. Foi nessa altura que descobriu a magia e a importância da leitura, que agora procura incentivar nos mais pequenos.

Foi um dia incansável para esta autora, pois dinamizou quatro sessões de apresentação do seu livro, duas na EB1 do Sabugal seguindo-se uma na Ruvina e uma no Soito. Todas as crianças do Jardim de Infância e do 1ºCiclo do nosso Agrupamento de Escolas tiveram oportunidade de ser contagiadas pela alegria e entusiasmo pela leitura da personagem Lili. A Bruxa Guxa Guxa que queria ser Fada a todos encantou. 

 

A autora lançou previamente o desafio para participação no concurso “Uma Mão-Cheia de Ideias”. Neste sentido, docentes e os alunos preparam-se de forma exemplar: depois de lidas e exploradas as histórias, a imaginação de todos resultou em trabalhos muito interessantes e criativos que foram expostos/apresentados nesse dia. Entre trabalhos plásticos, desenhos, caligramas e dramatizações, é muito difícil escolher vencedores. Estão todos de Parabéns pelo empenho e criatividade, conforme comprovam as fotografias! 

Que vença o gosto pela leitura, porque como diz a Lili: “Ler permite desenvolver o Saber, a Imaginação, os Sonhos, a Cultura, a Alegria e… faz bem à Saúde!”. 

Deixamos aqui o nosso bem-haja à professora Lúcia Morgado, pela amabilidade e disponibilidade em vir proporcionar-nos uns momentos divertidos de sensibilização para a leitura. Agradecemos igualmente a todos os docentes do pré-escolar e 1ºciclo que, apesar do pouco tempo disponível, conseguiram surpreender-nos com trabalhos maravilhosos apresentados pelos seus pupilos!

 

Boas leituras 

 

 

Consultar mais fotos:

Sessão no Sabugal: https://pt.slideshare.net/secret/FQhv9bHFvAIWkz

Sessão na Ruvina: https://pt.slideshare.net/secret/Eysjt0DTxr4rCn

Sessão no Soito: https://pt.slideshare.net/secret/6lZlbxReFR5gTC