No passado dia 14 de maio, os alunos do curso profissional de Ciências Informáticas (Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos - TGEI), do 3.º ano, apresentaram, no Agrupamento de Escolas de Sabugal, os projetos, por eles elaborados, inseridos no âmbito das Provas de Aptidão Profissional (PAP). Fizeram-no perante um júri, constituído por elementos de entidades externas, nomeadamente, Instituto Politécnico da Guarda; Câmara Municipal do Sabugal e Instituto de Emprego e Formação Profissional e pelos professores da componente técnica, bem como o Diretor do Agrupamento.

AS PAPs, fundiram-se numa só, onde cada grupo de alunos contribuiu com o seu projeto. O projeto genérico concebido foi uma “quinta autónoma”, onde se podiam ver: sistema de entrada com código, um alimentador de animais automático, um sistema de iluminação automático, um sistema de rega automático, um elevador de transporte e, para alimentar energeticamente a quinta, um sistema giratório de painéis solares que, simultaneamente, carregava uma bateria. Para ajudar a implementar a “quinta”, foi montado um computador, numa caixa de bebidas, de onde se pôde projetar um Website alusivo aos monumentos do Concelho.

Os discentes demonstraram excelência no seu desempenho, tendo-lhes sido dirigidos, por parte das entidades externas, grandes elogios, enaltecendo de forma vigorante, o empenho, a capacidade de trabalho, a criatividade, o poder de argumentação entre outros.

Foi com muito orgulho que se ouviu, de quem está habituado a ser jurado deste tipo de projetos – PAP, quer em escolas públicas quer em escolas privadas, que a performance dos projetos aqui apresentados tinha sobressaído sobremaneira face aos vistos até então!

A avaliação obtida reflete o trabalho desenvolvido pelos alunos, na PAP e ao longo dos 3 anos de curso.

            A diretora de turma e professora da componente técnica Paula Pereira.